• July 25, 2024
Tsevele
Feb 09 2021
897 Ver
0 Comentários

Turismo Natural

Lugares, pessoas, vivências

A Tsevele Turismo (TT) é um espaço de divulgação, partilha e exposição de potencialidades sobre o turismo natural em Moçambique, pertencente à empresa Tsevele. Pretendemos, através deste espaço, explorar e partilhar as vivências do heróico povo Moçambicano, desde a gastronomia, contos tradicionais, lugares sagrados, lugares históricos, histórias heróicas e inspiradoras de de personagens (definidos pela própria comunidade) e pessoas comuns, criações e/ou inventos (a motivação e inspiração, e não a criação em si), histórias de nomes de lugares, comunidades e pessoas, lendas, danças, cantos, entre outros, como potencialidades turísticas, numa abordagem virada para o turismo natural.

 

A LENDA DO VIGILANTE DE MATALANE

Por lá, no interior de Marracuene, onde Dilon Djindji apresenta-se como rei de Marrabenta, era a terra de Malangatana. Para muitos, o mestre que transformou pinturas em forma de luta ou expressão contra a ocupação colonial. 
Mas quando anoitece em Matalane, a lenda é outra, é Mudledlelene. Encontra-se opulento na entrada de Centro Cultural de Matalane e chama atenção a quem vai se juntar à comunidade para cânticos ou danças locais na época de canhu. 
Conta-se que Mudledlelene é um vigilante contra a infidelidade. Circula na noite a procura de gente que foge dos seus lares para prazeres pecaminosos pelo alto capim de Matalane e, quando os casais se encontrassem aos abraços aparece Mudledlelene e gritava “estou a vos ver”.

Deixar um Comentário