• January 22, 2025
Tsevele
Feb 10 2021
1356 Ver
0 Comentários

O Utensílio

Tsevele é um utensílio/objecto multi-uso, feito a partir da casca da planta Brachystegious spiciformis[1] ou msasa (nome comercial) ou ainda tsondzo, na língua Citswa, falada no centro e norte da província de Inhambane.

No distrito de Massinga, província de Inhambane, existe uma comunidade denominada Tevele (denominação oficial). No entanto, reza o conhecimento transmitido pelos moradores mais antigos da comunidade que o nome Tevele provém de Tsevele. Segundo as fontes orais[2], a designação é uma homenagem a um morador da comunidade que, por volta dos anos 1800, no âmbito das conquistas expansionistas Nguni, ele escondia-se por debaixo de tsevele para escapar das investidas do inimigo sempre que sentisse um perigo eminente. Isto terá acontecido inúmeras vezes. Admirados com o facto de o indivíduo nunca ter sido vítima dos saques e agressões físicas e recrutamento compulsivo, tal como acontecia com os demais moradores, estes questionaram como ele escapava, ao que o indivíduo (não identificado) revelou o segredo. Daí em diante, os moradores da comunidade passaram a chamar a região de “Ka tsevele”, que significava “a terra ou a zona do homem de tsevele” e, ainda segundo narram as fontes, o sujeito foi designado chefe da comunidade, em reconhecimento à sua astúcia.

A designação, que inicialmente era apenas informal, foi se enraizando que acabou dando origem à denominação oficial Tevele que, se presume, que tal tenha ocorrido ou devido à incompreensão dos agentes do Estado responsáveis pelo registo, ou pela conveniência gráfica da língua Portuguesa. Importa também salientar que na língua Cicoupe (pronunciado xitxopi) falada pelos vatxopi, na zona sul da província de Inhambane, tsevele denomina-se tevele.

Durante muito tempo, tsevele, como utensílio doméstico, foi parte do quotidiano da comunidade, desempenhando várias funções, sendo a primeira, e segundo os contos, a primária, a de repositório de suco de cajú[3], tanque arrefecedor de água na produção/destilação de aguardante, depósito de água, como colmeia, e outras que fossem convenientes para os usuários.

Tsevele é, portanto, mais que uma empresa, é uma exaltação do modo de vida desta comunidade, de um utensílio que espelha o conhecimento e criatividade de um povo, uma homenagem à uma terra geograficamente distante e pouco conhecida, mas espiritualmente sempre presente na vida dos nativos, incluindo os distantes e não residentes permanentes. Acima de tudo, é um espaço onde cabem todos os sonhos.

Deixar um Comentário