tsevelelogo

Alvo Ofumane

Alvo Ofumane

A existência no mundo, em África em especial, de locais tradicionalmente sagrados e a invocação dos antepassados acompanham a sociedade desde os tempos antigos, movida por uma crença cultural de que os mortos sejam intercessores entre Deus e os vivos. Diante disso, espalhados por Moçambique, especificamente na região norte encontram-se santuários locais onde se vai à procura de melhores condições de vida, como um bom emprego, saúde em abundância, uma boa esposa, um bom esposo, boa colheita, muito dinheiro, compra de uma viatura, expansão de negócios, protecção, etc.

Mucucune é um bairro localizado ao longo da faixa costeira da Cidade de Inhambane, cuja história remonta antes mesmo da presença colonial em Moçambique. O nome tem origem em tempos nos quais a região era repleta de mafurreiras, designadas em gitonga por Nguhu, ao que passou a ilha a ser chamada Nguhune. Mais tarde, com o colono no país, a designação foi aportuguesada e tornou-se Mucucune.

terça-feira, 16 maio 2023 14:24

Ntekateka: o delicioso cogumelo branco

O Ntekateka é um cogumelo branco escorregadio muito consumido na zona norte da província da Zambézia. O cogumelo aparece nas matas grossas após o período chuvoso que gera o apodrecimento das folhas e impulsiona o germinar desta espécie de fungos.

terça-feira, 09 maio 2023 14:15

Ekittantta: a cama macua por excelência

Ekittantta ou nkori (no singular) ou ikittantta (no plural), que em emakhuwa quer dizer “cama tradicional”, é a mais antiga das camas na sociedade macua. É feita de quatro pés de madeira bem elaborada e tecelagem de um fio de palha chamado ekampala.

À semelhança de muitos países africanos, Moçambique apresenta uma grande diversidade artístico-cultural. Há, no país, infraestruturas, lugares e formas de arte, através dos quais são expressas as lutas, os sonhos, os medos, bem como são imortalizadas as conquistas de todo um povo.

terça-feira, 18 abril 2023 14:34

N´ganda: celebrando o sucesso através da dança

Moçambique é conhecido por sua diversidade cultural e artística, como na música e na dança. Do norte ao sul, o passado, as conquistas e os feitos da população são por vezes recordados através de manifestações públicas de dança.

terça-feira, 11 abril 2023 16:25

Neca: o desporto tradicional dos Moçambicanos

Neca é um jogo tradicional geralmente praticado por crianças e adolescentes para efeitos de diversão. O jogo é predominante em quase todo o país, mas este artigo explora as formas originárias e predominantes na zona sul do país.

terça-feira, 04 abril 2023 17:00

Vila Algarve: a história contada em ruínas

A Vila Algarve é um edifício situado no bairro da Polana, na avenida Ahmed Sekou Touré, Cidade de Maputo, erguido no século XX, concretamente em 1934. Esta vivenda testemunhou momentos marcantes da história de Moçambique, tendo-se por símbolo de resistência ao colonialismo e local de encarceramento dos opositores do famoso regime de António de Oliveira Salazar.

Em Moçambique, a gaiola ou ekeelo, em emakhuwa, faz parte da tradição e cultura de muitas comunidades e toma diferentes nomes a depender da região. No norte do país, onde tivemos a oportunidade de falar com um fabricante deste objecto, mesmo em amakhuwa ostenta diversos nomes. No emakhuwa central, falado pelos povos da Cidade de Nampula e nos distritos arredores (Muecate, Nacaroa, Mecubúri, Meconta, Ribáuè), a gaiola chama-se ekeelo.

Na localidade de Mazvissanga no distrito de Machaze, província central de Manica, localiza-se a caverna do imbondeiro, um lugar mitológico que guarda a história e vivências de um povo marcado pelas lutas de resistência contra a dominação colonial e que conserva até hoje traços de um Moçambique ainda por muitos desconhecido.

Pág. 1 de 16
Anuncie